Nascente do Rio Potengi
Foto: Getson Luís

 

Nascente do Rio Potengi

Município: Cerro Corá

Coordenadas: 6º 02’ 40’’S, 36º 23’ 28’’W

 

Localizado na encosta da Serra de Santana, este geossítio pode ser considerado um dos principais atrativos da cidade de Cerro Corá, que identifica por meio de pórtico na entrada do município a existência da nascente. O Rio Potengi é um dos principais afluentes do Rio Grande do Norte, percorrendo 170 km a partir do Seridó até desaguar no Oceano Atlântico, na capital Natal. Ele está associado com a própria história potiguar, visto que a antiga capitania hereditária do Rio Grande, que deu origem ao estado, foi nomeada pelos colonizadores portugueses após se depararem com a desembocadura do rio.

Na área do geossítio, são identificadas quatro nascentes, uma principal e três secundárias, acessadas por meio de pequena trilha, ao longo da qual se observam arenitos e conglomerados associados à Formação Serra dos Martins, unidade que capeia toda a Serra de Santana.

A região próxima à nascente é compreendida por uma microbacia hidrográfica e está susceptível á proteção legal enquanto Área de Proteção Permanente.

Os interesses identificados no sítio são o geomorfológico e o hidrológico, com valor nacional.

 

Nascente do Rio Potengi
Foto: Getson Luís