Foto: Getson Luís

Município: Cerro Corá

Coordenadas: 5º 56’ 08”S, 36º 21’ 40”W

 

Este geossítio, no extremo norte da área do Geoparque, está localizado a cerca de 15 km a norte do centro da cidade de Cerro Corá, percorridos ao longo das rodovias estaduais RN-203 e RN-042, a maior parte do trajeto sendo composto por estrada de barro, ao longo do qual é possível observar diversos afloramentos de arenitos e conglomerados da Formação Serra do Martins, xistos da Formação Seridó e de corpos graníticos cortados por veios de pegmatito.

No geossítio a rocha predominante trata-se de um granito equigranular de granulometria média a grossa, composto, essencialmente, por quartzo, K-feldspato, plagioclásio e biotita. São acessórios: titanita, zircão, apatita e alguns minerais opacos. Este granito está inserido no contexto do Plúton Serra da Macambira, associado com a Suíte Intrusiva Dona Inês, datado em 532 Ma.

Pode ser destacado no geossítio a diversidade de geoformas, como a Pedra do Caju, a Pedra da Baleia, a Pedra do Nariz e Cabeça de Cachorro/Dinossauro. Também no local existe um tanque, periodicamente preenchido por água, no qual foram encontrados fósseis de megafauna pleistocênica. Ainda podem-se observar registros rupestres de povos antigos que habitaram a região, estes encontrados em paredes de gruta formada por cavidades dissolvidas no granito.

Todas estas evidências destacam os interesses geomorfológico, paleontológico e arqueológico para o geossítio, que tem valor nacional.