O trabalho da UNESCO com geoparques começou em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Mundial de Geoparques, conhecida internacionalmente como Global Geoparks Network (GGN).

A Rede de Geoparques Mundiais, da qual a adesão é obrigatória para todos os Geoparques Mundiais da UNESCO, é uma organização sem fins lucrativos, criada em Paris-França, legalmente constituída com uma taxa de adesão anual.

Ela é uma rede dinâmica onde os membros se comprometem a trabalhar juntos e trocar ideias sobre as melhores práticas e se unir em projetos comuns para elevar os padrões de qualidade de todos os produtos e práticas de um Geoparque Mundial da UNESCO.

Embora a Rede de Geoparques Mundiais como um todo se reúna a cada dois anos, ele funciona por meio da operação de redes regionais, como a Rede de Geoparques da Europa, a Rede de Geoparques da Ásia-Pacífico, a Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe e a Rede de Geoparques da África, que se reúnem duas vezes por ano para desenvolver e promover atividades conjuntas.

Mais detalhes nos links – http://globalgeoparksnetwork.org/ –  http://www.globalgeopark.org/https://www.visitgeoparks.org/