Os programas educativos são essenciais para o desenvolvimento sustentável do território do Geoparque Seridó. A educação é uma importante ferramenta para proporcionar a comunidade o entendimento holístico sobre a natureza e seus recursos. Nossos programas traduzem que a geodiversidade é tão importante quanto a biodiversidade e a cultura no território seridoense, além de enfatizar que existe uma parte dessa diversidade abiótica com valor científico excepcional, o patrimônio geológico, que deve ser conservado e usado para o fomento da sustentabilidade econômica, social e ambiental do geoparque.
Desde 2017, o Geoparque Seridó conta com a iniciativa do Projeto Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó, que proporciona aos alunos das escolas dos seis municípios do Geoparque Seridó (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas) o primeiro contato com a geodiversidade, a biodiversidade e a cultural do território por meio de palestras nas escolas, visitas aos geossítios e oficinas lúdicas, além de outras diversas atividades culturais como geopiqueniques, feiras de ciências e apresentações de dança e literatura de cordel. De 2017 a 2019, o projeto atendeu cerca de 3.000 alunos em 20 diferentes escolas, contemplando esse público com mais de 300 maravilhosas ações.
Nos anos de 2020 e 2021 com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, o Projeto Jogos e Atividades Lúdicas no Geoparque Seridó viabilizou a produção de materiais didáticos e recursos audiovisuais com o objetivo de viabilizar uma verdadeira alfabetização geológica e patrimonial direcionada, principalmente à educação básica no território do Geoparque Seridó. Foram desenvolvidos mascotes do geoparque, representando a geodiversidade: Juju, a disjunção colunar em rocha basáltica; Pepeto, o dique pegmatítico. Figurando a biodiversidade: Cauã, a acauã; Calungu, o calango; e Madu, o mandacaru. Temos também a representação da cultura com nossos mineirinhos Zé e Mariazinha. Esses mascotes figuraram a identidade visual do geoparque e materiais como Histórias em Quadrinhos, Livretos de Atividades, além de jogos e mapas conceituais que estão disponíveis aqui em nosso site.
Os produtos obtidos nos Projetos de Extensão versam sobre geoeducação para a comunidade seridoense foram desenvolvidos junto a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rio Grande do Norte (PROEX-UFRN) com a participação de alunos, servidores e professores, objetivando aproximar essa comunidade do território do conhecimento sobre os patrimônios naturais e culturais do Geoparque Seridó, com ênfase no conhecimento geológico. Dentre os materiais produzidos estão: banners, mapas conceituais, livretos de atividades, histórias em quadrinhos, roteiros virtuais pelo território e jogos, além de vídeos e produtos de divulgação. Os livretos de atividades, por exemplo, estão em três diferentes edições: “Interagindo com o Geoparque Seridó: Calungu procura seus óculos” versando sobre geodiversidade e destinada para o Ensino Fundamental I; “Interagindo com o Geoparque Seridó: Madu e Cauã fazem novos amigos” versando sobre biodiversidade e destinada para o Ensino Fundamental II; “Interagindo com o Geoparque Seridó: Zé e Maria mergulham na história” versando sobre cultura e destinada para o Ensino Médio. Outro destaque importante nos materiais didáticos desenvolvidos é a História em Quadrinho “Mascotes do Geoparque Seridó: Nas diversidades do território”, que conta o papel de mascotinho no território do Geoparque Seridó.