Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. No momento, existem 169 Geoparques Globais da UNESCO em 44 países.

Geoparques Mundiais da UNESCO

Em 17 novembro de 2015, durante a 38ª reunião da Conferência Geral da UNESCO, foi aprovada a criação dos Geoparques Mundiais da UNESCO, ao lado do International Geoscience Programme – IGP, que passou a denominar-se Programa Internacional de Geociências e Geoparques (International Geoscience and Geopark Programme, IGGP) – e que então certifica os territórios como UNESCO Global Geoparks – UGG.

A associação GGN passou, então, a atuar como órgão de apoio ao IGGP em uma dinâmica de articulação associativa. Cada UGG colabora voluntariamente com uma anuidade em euros, que subsidia as ações de networking.

Mais informações em:

https://en.unesco.org/global-geoparks