Foto: Getson Luís

Município: Acari

Coordenadas: 6º 29’ 42”S, 36º 41’ 31”W

 

Este geossítio está localizado ao longo do leito do rio Carnaúba, distante 8,5 km, em linha reta SW, do centro da cidade de Acari. O acesso ao local é feito por estradas largas de barro. É formado por granitos inequigranulares de granulometria média a grossa, essencialmente compostos por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, além de biotita, titanita, zircão, apatita e minerais opacos. A rocha está associada com a Suíte Intrusiva Itaporanga (Granito Acari), datada em 572 Ma.

Cortando a rocha, existem diversos diques graníticos, de granulometria mais fina que o corpo granítico principal, e diques de pegmatito, estes compostos por K-feldspato, quartzo, minerais opacos, turmalina e berilo. São comuns no geossítio a ocorrência de estruturas frágeis de deformação de direção N-NE, como fraturas e falhas.

O principal destaque do local são as marmitas, de dimensões variadas, chegando a níveis métricos, num conjunto que se estende, principalmente, em um trecho de 800 m ao longo do leito do rio. A formação dessa feição pela erosão fluvial foi essencial para a inscrição na rocha de litogravuras por povos antigos, com diversas formas geométricas, de forma semelhante ao que foi feito no Geossítio Poço do Arroz. Os interesses principais são geomorfológico, hidrológico e arqueológico, de valor nacional.