Município: Lagoa Nova
Coordenadas: 6º 06’ 17’’S, 36º 26’ 28’’W
O Geossítio Mirante de Santa Rita está situado a 3,5 km, a ESE, do centro de Lagoa Nova, na RN-087, sentido Lagoa Nova – Cerro Corá, sobre a Serra de Santana, em sua parte sul, a 733 m de altitude.
Neste geossítio predominam arenitos grossos a muito grossos, por vezes tendendo a conglomeráticos, de coloração castanha clara a esbranquiçada. Possuem estratificações cruzadas acanaladas de grande porte ou por vezes encontram-se maciços, contendo seixos e grânulos de argila. Também são encontrados arenitos muito grossos a conglomeráticos de coloração avermelhada contendo seixos e grânulos de quartzo sob a forma de blocos maciços.
Na Serra de Santana, o relevo em chapada, identificado pelo topo tabular, é definido a partir das curvas de nível 600 a 650 m, atingindo atitudes de até 750 m. A diferença de relevo entre as bordas norte e sul da Serra de Santana evidencia um basculamento da mesma para norte. Na base da referida serra, no sentido sul, o relevo é definido por uma superfície arrasada e ondulada, com cotas de 80 a 300 m e formado por rochas da Formação Seridó (preferencialmente xistos) e granitos da Suíte Intrusiva Itaporanga.
Do geossítio é possível ter uma visão geral da cidade de Currais Novos (a cerca de 20 km a SW), além de visualizar parte da Serra da Umburana (ao fundo), formada por quartzitos e o Pico do Totoró (no lado direito), formado por granitos de textura porfirítica, além de dioritos e gabros.
O interesse principal deste geossítio é geomorfológico e seu valor é regional/local.