Município: Currais Novos
Coordenadas: 6º 12’ 09”S, 36º 33’ 56”W
Este geossítio está localizado a aproximadamente 10 km do centro da cidade de Currais Novos. Apesar de o caminho ser feito a maior parte por estradas de barro, não pavimentadas, apresenta uma boa sinalização, recentemente implantada, que direciona ao geossítio.
No caminho, são observados antigos currais de fazenda, onde começou o povoamento da região e que explicam a origem do nome da cidade, no momento em que este local passou a ser substituído pelos novos currais da área onde hoje está o centro municipal.Geologicamente, são encontrados granitos inequigranulares, com porções porfiríticas, compostos por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, biotita, anfibólio, titanita, minerais opacos, allanita, epidoto, apatita e zircão. Como parte do Plúton Totoró, as rochas desse geossítio são datadas em 591 Ma (Archanjo et al., 2013). Em proporções menores, ocorrem dioritos e gabros, por vezes na forma de xenólitos.
Destacam-se, no geossítio, as geoformas Pedra do Navio e Pedra do Caju. É um local reconhecido na cultura local, sendo citado no hino oficial da cidade de Currais Novos, além de ser inspiração para diversas expressões artísticas, como pinturas, poemas e canções.Elencam-se os interesses geomorfológico e petrológico neste geossítio, que tem valor nacional.