Tanque dos Poscianos
Município: Lagoa Nova – RN
Foto: Getson Luís

 

 

Município: Lagoa Nova

Coordenadas: 6º 8’ 7’’S, 36º 32’ 37’’W

 

Localizado na região rural do município de Lagoa Nova, este geossítio está na borda da Serra de Santana. Para chegar até o local, é preciso percorrer cerca de 900 m a pé em uma trilha na qual são observados corpos de arenitos grossos e conglomerados da Formação Serra do Martins, além de laterita associada.

No geossítio, a litologia principal é um granito inequigranular de granulometria média a porfirítica, compostos essencialmente por K-feldspato, quartzo, plagioclásio e biotita. Este corpo é correlacionado com o Plúton Totoró, datado em 591 Ma.

Ainda são observados enclaves dioríticos e diques de pegmatito cortando a litologia principal. Por meio da ação do intemperismo e erosão, foram formados no granito diversos tanques, em que ocorrem o acúmulo de águas pluviais.

O principal interesse deste geossítio é geomorfológico, pois a partir dele tem-se uma vista panorâmica para toda a região sul do Geoparque Seridó, mas também há um claro interesse petrológico. Pode-se atribuir um valor regional/local ao geossítio.