Foto: Marcos Nascimento

Município: Carnaúba dos Dantas
Coordenadas: 6º 31’ 26’’S, 36º 33’ 20’’W

 

A trilha para a Cachoeira dos Fundões possui um trajeto plano e aberto e o percurso de ida e volta tem cerca de 4 km de comprimento. Quando a visitação ocorre durante ou logo após os ciclos de chuva, a vegetação aflora embelezando todo o trecho da trilha com flores e plantas de diversas cores. Durante o percurso, também é possível mirar no horizonte algumas serras da região, como por exemplo, a Serra das Flechas.

Geologicamente, no local encontram-se quartzitos e pegmatitos. Os quartzitos pertencem a Formação Equador, apresentam textura lepidogranoblástica fina a média, são de cor esbranquiçada a cinza, tendendo a tons de creme, com brilho dos minerais micáceos e alguns pontos de minerais escuros. São compostos por quartzo, muscovita, biotita, turmalina preta e minerais opacos.

Apresentam-se em lajedos e em forma de paredões (cânions) de aproximadamente 70 metros de altura em um cânion conhecido como “Cachoeira dos Fundões”, “Poço dos Fundões”, ou apenas “Fundões”. Nos paredões, o quartzito é cortado por inúmeros corpos de pegmatitos preenchendo fraturas de diferentes direções. O pegmatito ocorre em forma de veios, diques, soleiras, filões e bolsões. O mesmo é inequigranular, de textura média a grossa, apresenta cor creme a rósea, e é formado por quartzo, K-feldspato, plagioclásio, biotita, muscovita e turmalina.

Registros rupestres são encontrados no geossítio sob a forma de litogravuras, esculpidos nas paredes de quartzito. Os interesses são o geomorfológico e arqueológico neste geossítio de valor regional/local.