Município: Currais Novos
Coordenadas: 6º 15’ 58’’S, 36º 30’ 21’’W
Localizado na área urbana da cidade de Currais Novos, este geossítio pode ser avistado de diversos pontos do município por estar numa posição mais elevada do terreno.
Trata-se de pegmatito inequigranular, com direção aproximada N-S, de granulometria grossa a porfirítica, composto essencialmente por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, além de biotita, muscovita e titanita, e que encontra-se encaixado em um micaxisto, rico em biotita e granada, dobrado da Formação Seridó. A intrusão do corpo pegmatítico seguiu o plano axial das dobras e ocorreu entre 515 e 510 Ma. Está associado com a Província Pegmatítica da Borborema, região do nordeste brasileiro caracterizada pela presença maciça de corpos de pegmatitos por vezes mineralizados em água marinha, turmalina, berilo e columbitatantalita.
Sobre o pegmatito foi posicionado um cruzeiro e, por isso, o geossítio possui um significado cultural para a comunidade local, sendo local de peregrinações religiosas ao longo do ano. Devido à sua localização também propicia uma visão panorâmica para a cidade. Atualmente, está protegido pela legislação municipal por ser um componente importante da paisagem natural da região.
Destacam-se quatro interesses geológicos principais para este geossítio, de valor regional/local: mineralógico, geomorfológico, plutônico e estratigráfico.