Município: Acari
Coordenadas: 6º 26’ 19’’S, 36º 38’ 28’’W
Localizado no centro da cidade de Acari, em frente ao Museu do Sertanejo, este é um dos geossítio de menor extensão areal do Geoparque, mas representa um registro científico de importância, sendo utilizado como exemplo em aulas de campo dos cursos de geociências e áreas correlatas de diversas instituições universitárias nordestinas.
É formado por blocos de granitos inequigranulares, de granulometria média a grossa, essencialmente composto por cristais de K-feldspato de dimensões centimétricas, quartzo, plagioclásio, além de biotita, anfibólio, titanita, zircão, apatita e minerais opacos. Podem ser observados enclaves máficos de composição diorítica. A orientação dos cristais é evidência de um fluxo magmático. Em alguns blocos é possível verificar textura semelhante à rapakivi nos cristais de feldspato.
Regionalmente, o geossítio está inserido no contexto de uma fase porfirítica do Granito de Acari, datada em 577 Ma. Possui um alto valor científico nacional, com interesse mineralógico e petrológico, essencialmente.