O Mapa Geoturístico do Geoparque Seridó contempla os 21 geossítios, os quais foram utilizados na metodologia para o mapeamento geoturístico, como também, exemplos de mapas geoeducativos/geoturísticos de outras regiões do Brasil, dados cartográficos do GEOSBG da CPRM, além de dados previamente tratados e cedidos pelo geólogo Matheus Lisboa. A partir desses dados foi produzido o Mapa Geoturístico, composto por um folder turístico, de forma a oferecer aos visitante um guia geral a respeito do Geoparque Seridó.
Integrando esse guia tem-se uma lista dos geossítios identificados por número e nome com informação acerca do tipo de rocha encontrado em cada um e suas respectivas coordenadas, organizados na forma de tabela. Também foi adicionado um caça palavras com nomes de alguns geossítios, como forma de desenvolver uma interatividade com o leitor.
Outra informação adicionada foi um gráfico com o tempo geológico e sua relação com os geossítios (quando as rochas que os compõem foram formadas) afim de incentivar o interesse geológico dos visitantes. No verso da página do mapa encontram-se distribuídas descrições e fotos dos geossítios, além de um pequeno texto explicando sobre conceitos como geodiversidade, geoparque, geossítio e geoconservação.
O objetivo principal ao confeccionar o Mapa Geoturístico do Geoparque Seridó é aproximação da população com os elementos geológicos, por meio da interação deste público alvo com o turismo/atividade de lazer, ampliando o conhecimento geológico e a geodiversidade para ramos além dos acadêmicos e áreas técnicas, tornando a absorção das informações mais simples e acessível.
A importância desta atividade é a integração do ser humano com o sistema Terra, a partir do conhecimento sobre geodiversidade e patrimônio geológico, que o usufruto possa ser desenvolvido de maneira exponencial, sem prejudicar ambas as partes. Além disso, almeja mostrar a aplicabilidade do SIG no desenvolvimento de um mapa geoturístico, apresentando sinteticamente, e de forma ilustrada, a localização dos geossítios existentes, bem como breve descrição sobre a geologia do lugar.
O resultado final obtido foi o mapa geoturístico, contendo as coordenadas dos geossítios e informações geológicas, inseridos no folder do Geoparque Seridó. Logo, este material contribui na divulgação do Projeto Geoparque Seridó, servindo como um canal de conhecimento geológico e ponte de ligação entre a população e o ambiente, utilizando os conceitos da geocomunicação.
Abaixo você pode fazer o download do Mapa Geoturístico do Geoparque Seridó em JPEG.
O Mapa Geoturístico do Geoparque Seridó foi idealizado para ser impresso em formato A3 com uma dobra na horizontal (no centro da folha) e três dobras na vertical (orientadas pelos limites das informações dos geossítios). Porém não há problema em imprimi-lo no formato A4. Abaixo você pode fazer o download do arquivo em PDF para impressão.