O Governo do RN está trabalhando para implantar na região do Seridó o segundo geoparque do Brasil e o terceiro da América do Sul. O conceito de geoparque, no entanto, já está espalhado em 32 países e desencadeia interesse crescente em muitos outros. Isso porque trabalha o desenvolvimento econômico sustentável. Funciona como um parque delimitado pela riqueza geológica. E nessa área a comunidade se envolve em atividades inerentes à região, particularmente de caráter turístico e cultural.
“A criação do geoparque do Seridó será um passo importante para a interiorização do turismo, e dar a devida valorização às riquezas geológicas e arqueológicas que temos no Rio Grande do Norte. Nosso governo está seguindo todas os orientações técnicas para viabilizar este parque. Com ele, teremos um novo momento no que se refere ao desenvolvimento sustentável dos municípios incluídos, além de mais uma atração turística aos que visitam o nosso estado”, afirma o governador Robinson Faria, que determinou à Secretaria Estadual de Turismo que trabalhe na viabilização do projeto.
O geoparque mais antigo da América do Sul funciona em Araripe, no Ceará. E recentemente o Uruguai regularizou um. No Rio Grande do Norte o projeto está adiantado e conta com total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo. E nesta quinta-feira (3), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado e a UFRN, será promovido o workshop ‘Projeto Geoparque Seridó: realidades e desafios’ no Centro de Convenções, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O evento objetiva apresentar o projeto Geoparque Seridó, trocar experiências com Parques já implantados (nacional e internacionalmente) e discutir sua implementação no Estado. “É um projeto antenado aos novos ditames da sustentabilidade e que foca em uma essência do setor turístico: a geração de emprego e renda. E ganha mais importância quando também fomenta a interiorização”, ressalta o titular do turismo estadual, Ruy Gaspar.
No momento, novas ações estão sendo criadas junto à proposta do Geoparque Seridó, para serem realizadas no biênio 2015-2016: cadastro de novos geossítios; promoção de cursos de educação ambiental e capacitação de guias de turismo, condutores e gestores; elaboração de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado; projeto de extensão para definição de trilhas geoturísticas; e preparação de material promocional sobre o projeto.
Como pequena mostra da riqueza geológica da região seridoense está as impressões de arte rupestre em Carnaúba dos Dantas com mais de 90 sítios catalogados; o Sítio Morador, em Parelhas, com vestígios da presença do homem datados de 10.000 AP; além do Sítio Serra Verde em Cerro Corá e dezenas de outros localizados nos municípios de Acari, Currais Novos e Jardim do Seridó, abrangendo ampla área rica em sítios paleontológicos/arqueológicos.
SAIBA MAIS – Os geoparques espalhados no mundo estão agrupados na Rede Global de Geoparques, criada em 2004 pela Unesco. Atualmente, esta Rede conta 111 geoparques, sendo maioria na Europa. No Rio Grande do Norte, a proposta de geoparque teve início em 2010, já comandada pelo professor Marcos Nascimento, que com parcerias de instituições diversas promoveu pesquisas, publicações e inventários, adiantando o processo para implantação do Geoparque Seridó.
PROGRAMAÇÃO
I Workshop Projeto Geoparque Seridó: realidades e desafios
Data: 03 de setembro de 2015 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Centro de Convenções de Natal (Auditório Fernando Paiva)
*Manhã (9h00 às 12h00)
9h00 – 9h30: Abertura Secretário Ruy Gaspar
9h30 – 9h45: Coffee Break
9h30 – 10h15:
Palestra: A Rede Global de Geoparques: como se integrar a ela
Palestrante: Flávia Fernanda de Lima (Geodiversidade Soluções Geológicas Ltda. / Consultora da Rede Global de Geoparques daUNESCO).
10h15 – 11h00:
Palestra: O Projeto Geoparque Seridó: como se tornar um Geoparque
Palestrante: Marcos Antonio Leite do Nascimento (Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Coordenador do Projeto Geoparque Seridó)
11h00 – 12h00: Debate
*Tarde (14h00 às 17h00)
14h00 – 15h00:
Palestra: Geopark Araripe: 10 anos na Rede Mundial de Geoparques
Palestrante: Francisco Idalécio de Freitas – Coordenador Geral do Geopark Araripe
15h00 – 15h30:
Palestra: A importância do Geoparque Seridó para o turismo estadual (fortalecimento da interiorização do turismo)
Palestrante: Dr. Carlos
15h30 – 15h45: Coffee Break
15h45 – 16h00
Palestra: A modelagem jurídica para a criação do Geoparque Seridó
Palestrante: José Marcelo Ferreira Costa (Procurador do Estado do RN)
16h00:
Debate e encerramento
Fonte: SETUR/RN01 set 2015 13:03